top of page
ECONOMIA,
DESENVOLVIMENTO LOCAL
E EMPREGO
SUSTENTABILIDADE ECONÓMICA E FINANCEIRA DA CÂMARA MUNICIPAL
O programa eleitoral da candidatura de Gilberto Viegas à Câmara Municipal de Vila do Bispo assenta em 4 linhas de ação:
 

PROGRAMA ELEITORAL

Garantia de uma gestão rigorosa, com absoluta definição de prioridades, contenção de despesas superfulas e desnecessárias.

Reestruturação da dívida atual da Câmara Municipal, quer em acordos mais adequados e favoráveis com os credores, quer na negociação com a banca.

 

Garantia de novos financiamentos comunitários, a fundo perdido, que permitam aliviar os encargos da autarquia com custos de contexto e de funcionamento.

 

Exercer um controlo apertado sobre os consumos correntes, que concorrem decisivamente para as despesas correntes da autarquia (combustíveis, comunicações, energia, entre outros), que libertem verbas para o investimento e para o apoio social.

 

Reduzir despesas correntes e refletir os resultados na baixa dos impostos municipais, desde logo o IMI, que tem vindo a subir sucessivamente desde 2009, quer com o aumento da taxa, quer com a reavaliação dos prédios.  Propomo-nos ajustar a taxa do IMI até atingir o valor mínimo legal.

 

FAREMOS UMA GESTÃO ATÉ GARANTIR QUE EM 2015 A DÍVIDA ATUAL DO MUNICÍPIO ESTARÁ CONFINADA AO ENDIVIDAMENTO DE MÉDIO / LONGO PRAZO COM A BANCA E OUTROS CREDORES, SEM DÍVIDAS DE CURTO PRAZO AOS EMPREITEIROS E AOS FORNECEDORES, COMO SEMPRE FOI REGRA NA CÂMARA ENTRE 1998 E 2009.

 

A missão das autarquias, no próximo e nos futuros mandatos, mais do que fazerem obra física, em infraestruturas básicas e equipamentos, deverão ter o papel de pivô da economia local e do fomento do emprego no território do município.

 

Mais do que através do investimento público municipal e da oferta de emprego nos quadros da autarquia, que por condicionalismos vários, desde logo por falta de disponibilidade financeira própria e de fundos europeus para investimento em infraestruturas, a esfera de atuação terá que ser, e será fundamentalmente, no sentido de interagir com todos os atores locais, regionais e nacionais, com cariz público e privado, criando sinergias que levarão ao investimento privado, à  iniciativa privada na criação de micro e pequenas empresas de produtos e serviços, na criação e oferta de emprego, na formação profissional, numa missão de acompanhamento e enquadramento das empresas e dos jovens empresários e no apoio à modernização e sustentabilidade das empresas existentes. A economia local e o seu desenvolvimento serão as âncoras principais da nossa actuação na câmara municipal e nas juntas de freguesia.

 

 

» ECONOMIA E DESENVOLVIMENTO LOCAL

 


 

» EMPREGO

 

Sem planeamento do território, não é possível definir e estabelecer as condições de captação e acolhimento das intervenções no território, quer sejam de iniciativa pública, quer privada. Não é possível captar novos investimentos, geradores de emprego e sustentabilidade económica do município, bem como garantir a harmonia e o equilíbrio na ocupação do território. Sem que esteja estabelecida uma política de desenvolvimento sustentada na transparência de informação e na decisão coerente e atempada.

 

 

» PLANEAMENTO

 


» ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO

 

 

 

Criação do Gabinete + SOCIAL, que será constituído pelos técnicos  da área social da câmara municipal (sociologia, psicologia, assistente social,  entre outros ) e terá como missão fazer o diagnóstico, o acompanhamento e a resolução de todos casos de carência económica, habitacional, desemprego, formação e requalificação profissional de desempregados e a sua inclusão social ou inserção profissional no mercado  de trabalho, em interação com as juntas de freguesia e restantes parceiros sociais, locais e regionais.

 

A situação de crise proporciona o surgimento de famílias disfuncionais relevando o papel da comunidade em geral e da Câmara em particular no acompanhamento e encaminhamento de menores em risco para proporcionar atividades educativas e lúdicas que contribuam para a formação moral e social.

 

» AÇÃO SOCIAL » HABITAÇÃO » EDUCAÇÃO E JUVENTUDE » CULTURA E DESPORTO

 

 

PLANEAMENTO E ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO
AÇAO SOCIAL, EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTO
bottom of page